Menu
Agência

Por séculos, a grande ameaça que vinha do leste, o poderoso império otomano, tirou o sono dos reinos cristãos da Europa. Eles penetraram pelos Bálcãs, conquistaram a Hungria, chegaram às portas de Viena. Mas hoje são eles que querem ser invadidos. Desde 2010, quando a Turkish Airlines passou a voar direto de São Paulo a Istambul, ficou muito mais fácil chegar até a Turquia. E nós, que não somos bobos, estamos aproveitando. Os turistas brasileiros chegaram com tanta força que, só em Istambul, já há algumas dezenas de guias especializados em turistas brasileiros, que falam um português fluente recém-aprendido. Além disso a Turquia possui boa infraestrutura turística e segurança, o que conta muito na hora de escolher a próxima viagem.

O sucesso turco entre nós é fácil de entender. Antes de mais nada, o povo é afetuoso e receptivo, o que torna a viagem uma experiência humana inesquecível. Além disso, eles têm uma das metrópoles mais interessantes do mundo em Istambul, praias belíssimas à beira do Mediterrâneo, uma comida deliciosa (parece um pouco com a comida “árabe” a que estamos acostumados, mas com outras nuances), o legado cultural de quem já foi o umbigo do mundo e uma das paisagens mais exóticas e desconcertantes do globo, a Capadócia

A culinária turca é muito interessante, diversificada e rica. Por isso, não é de surpreender que juntamente com a francesa e a chinesa seja considereada a melhor do mundo.
A variedade de pratos, suas seqüências e combinações, tornam a descoberta da gastronomia turca extremamente aliciante.
A carne mais consumida é o borrego, a vitela e o frango. O peru aparece timidamente em alguns pratos. O fígado, que de borrego, vitela ou de frango também faz parte da cozinha turca, tal como as tripas de borrego ou a dobrada de vitela.
Os kebabs são sem dúvida os pratos de carne mais típicos, e o sudeste da Turquia, encabeçado pela cidade de Urfa é o mestre das carnes grelhadas.
O sis Kebap é um espeto feito com carne de borrego, frango ou vitela, de preferência grelhada no carvão. Os verdadeiros grelhados turcos são sempre no carvão, o que confere um sabor inconfundível à carne.

Da impressionante da Terra da Capadócia, passando pelos mercados de Istambul, até a cultura e tesouros de sua infinidade de mesquitas: Uma viagem à Turquia pode render inúmeras experiências e agradar todos os tipos de turistas. Watchtower of Turkey from Leonardo Dalessandri on Vimeo. À pedido do MHM, o caras da Keep Company Viagem para Solteiros elencaram 9 experiências para quem pretende incluir o destino nas próximas férias.

VOAR DE BALÃO NA CAPADÓCIA
A bordo de um balão é a forma mais emocionante de apreciar as chaminés de fada da Capadócia. As formações rochosas resultado de lavas vulcânicas e ação dos ventos pontuam a paisagem do centro do país, e na antiguidade serviam até de moradia. Hoje as torres abrigam museus, antigas moradias de cristão e até alguns hotéis de luxo. Apreciar toda a vista ao amanhecer em um céu colorido por cerca de 200 balões de ar quente é uma das experiências mais incríveis para se viver na Turquia.

CRUZEIRO PELO RIO BÓSFORO
Em Istambul, não deixe de embarcar em um dos catamarãs que cruzam o Rio Bósforo, que marca a fronteira entre Europa e Ásia. No passeio é possível ter uma visão privilegiada dos principais pontos turísticos da capital – como a Torre de Gálata e a Torre de Leandro – e ainda observar o cotidiano dos turcos, como pescadores sobre a Ponte do Bósforo, além é claro, de admirar o skyline da cidade que mistura modernidade e arquitetura otomana pontuada por inúmeras mesquitas.

COMPRAS NO MERCADO DAS ESPECIARIAS OU NO GRAN BAZAR
Fazer compras na Turquia é uma experiência antropológica das mais divertidas. Pedir descontos não é só uma maneira de economizar, mas é mostrar respeito e compartilhar dos rituais de uma civilização que têm o comércio com principal atividade desde os persas. É possível exercer a arte de pechinchar desde o sorvete que se compra na rua a tapetes que facilmente alcançam os 4 dígitos em euros. No Gran Bazar e no Mercado das Especiarias, verdadeiros templos de consumo, a negociação pode durar por horas, sempre regada a chás de maça. Comece oferecendo metade do preço anunciado e faça bons negócios.

TURISMO PELAS MESQUITAS
Independente de qual seja a fé do viajante, entrar numa das mesquitas é poder desfrutar de um momento individual de espiritualidade e chance única de conhecer a essência do povo turco e sua história. E nem precisa ser a Mesquita Azul, mais conhecida pelas filas de turistas do que propriamente pelos azulejos azuis. Como qualquer local de importância religiosa, homens não podem entrar vestindo bermudas e mulheres devem cobrir pernas, braços e a cabeça.

VISITAR OS CASTELOS DE ALGODÃO EM PAMUKKALE
A Turquia é cheia de paisagens que lembram cenários de contos de fadas. É o caso de Pamukkale, com suas formações de araucárias em cascatas que lembram degraus que ao longe se parecem com algodão. Muitos viajantes procuram a cidade para conhecer as formações curiosas e se valer das propriedades medicinais das águas termais. Devido à fragilidade das piscinas naturais e pela água que se torna cada dia mais escassa, não é permitido se banhar ali. Mas nada impede de contemplar o cenário que se torna ainda mais bonito ao entardecer, quando os raios de sol colorem as águas.

CONHECER AS RUÍNAS DE ÉFESOS
Éfesos ostenta as ruínas mais bem preservadas da Europa. No auge do Império Romano, a cidade foi a segunda maior potência do mundo, com cerca de 250 mil habitantes. Pelas avenidas forradas de mármore é possível avistar as colunas do templo do Imperador Adriano, a Biblioteca de Celso e um belo anfiteatro. Ainda em Éfeso, no Monte Koressos, é possível visitar o local onde os cristãos acreditam que foi a última Casa da Virgem Maria. Além de uma pequena capela, há um muro para postar bilhetes com pedidos para a Santa.

A Turquia é um país muito grande, que desfruta de climas distintos, mas que na sua maior parte tem um clima mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos suaves e chuvosos. A melhor época para visitar a Turquia é entre os meses de abril a junho e de setembro a outubro, quando as temperaturas estão agradáveis. Já de julho a agosto, as temperaturas ficam mais altas, com média de 40°C em algumas regiões do país.

Primavera (abril a maio) e outono (setembro a outubro) são as melhores épocas, uma vez que o clima será perfeito para passear em Istambul, no Mar Egeu e na costa do Mediterrâneo, e vai ser agradável na Anatólia Central. Visitar antes de meados de junho ou depois de agosto também pode ajudar a evitar mosquitos. Para quem deseja aproveitar as praias, meados de maio a setembro é perfeito para o Mar Egeu e a costa do Mediterrâneo. A costa do Mar Negro é mais visitada entre abril e setembro – ainda choverá, mas não tanto. É indicado viajar para o leste da Turquia do final de junho a setembro, mas não antes de maio ou depois de meados de outubro, a menos que se esteja preparado para a neve, fechamento de estradas e temperaturas muito baixas.

Turquia Turquia

Gostou? Então vamos viajar! Fale com nossa equipe e entraremos em contato com você