Menu
Agência

A Rússia, mesmo antes da queda do comunismo, já havia começado a se abrir para o turismo. O país continua passando por muitas profundas transformações, a cada ano recebe mais visitantes. A viagem pela Rússia vale a pena não somente por seus museus e atrações e também pelo momento histórico que o país está vivendo.

Conhecer a Rússia é uma experiência marcante e diferente. Infelizmente é também verdade que não é tão simples viajar pelo país e que quase sempre a maioria das pessoas preferem pegar excursões. O que está mais ao alcance dos turistas são as cidades de Moscou e de São Petersburgo.

A história da Rússia e seu vasto território influenciaram sua culinária, que mescla traços da cultura europeia e oriental, somados às heranças das antigas repúblicas soviéticas. As expansões trouxeram novos ingredientes, trazendo à gastronomia russa uma grande variedade de sabores, reunidos em uma preparação cuidadosa.

A cozinha russa é bem diferenciada da que costumamos consumir aqui no Brasil. É uma cozinha simples e saudável, sem sofisticação, em que o sabor agridoce predomina. Devido à vastidão de seu território e à multiplicidade étnica, os pratos da Rússia variam a cada região.

O clima traz também grandes influências. O frio pede pratos quentes para aquecer e alimentos que forneçam energia para equilibrar a temperatura do corpo, como carboidratos e gorduras. Poucos legumes e vegetais são servidos crus. Também por isso as sopas introduzem os pratos principais. As sopas costumam ter uma aparência branca, devido à utilização de um produto comum lá e bem diferente do nosso: o creme de leite azedo. O estrogonofe que consumimos aqui, apesar de ser de origem russa, é bem diferente em termos de sabor por causa deste ingrediente.

Em relação às proteínas, se destacam as carnes de porco e carneiro, assim como as aves e peixes, sendo que os peixes mais comuns são o esturjão, a truta e o arenque. A batata é um dos ingredientes favoritos, utilizado de diversas maneiras. Pão e ovos complementam muitos pratos. Outros alimentos muito comuns são os pepinos, geralmente em conserva, cogumelos, cenoura e repolho. Alíás, a salga tradicional de vegetais e cogumelos com a utilização da fermentação do ácido lático natural, também chamada de “kvashenie”, é uma parte importante da cozinha russa.

Curiosamente o caviar, tanto preto como vermelho, é muito consumido e não falta à mesa. Isso porque lá este é um produto barato, diferente do que ocorre no Brasil. A iguaria está presente até no café da manhã, que lá é mais reforçado, sendo praticamente um almoço.

Moscou é uma cidade realmente grande, mas a boa notícia é que vários pontos turísticos e monumentos importantes estão a uma curta distância uns dos outros, como Kremlin, Praça Vermelha, museus Pushkin, Galeria Tretyakov, entre outros. Para acessar todos os outros pontos, no entanto, o visitante tem à sua disposição o eficiente metrô, o meio de transporte preferido por locais e visitantes.

Reserve ao menos quatro dias de estadia se a sua intenção é explorar a cidade adequadamente. Fique atento, também, para o fato de que a visita a alguns lugares - como o Kremlin - precisa ser pensada com certa antecedência, pois os horários de entrada são pré-estabelecidos pela organização local. O Teatro Bolshoi é outra atração que não pode ficar para a última hora devido aos ingressos, que costumam se esgotar num piscar de olhos.

Os valores cobrados pela maioria dos pontos turísticos da capital não são tão abusivos, se comparados com cidades europeias consideradas caras, como Paris e Londres, porém, na Rússia o turista acaba desembolsando mais do que o habitante local, e isso está explícito em placas que ficam na entrada das atrações. Segundo informações locais, os rublos a mais pagos por visitantes acabam custeando a manutenção desses pontos turísticos.

O inverno é uma época francamente desaconselhável para se visitar a Rússia. Veja as temperaturas! O ideal é ir no fim da primavera, o verão e o começo do outono.

MOSCOU – temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 1ºC / máxima 10º
Verão (julho): mínima 13ºC / máxima 23 ºC
Outono (outubro): mínima 3ºC / máxima 9ºC
Inverno (janeiro): mínima -19ºC / máxima – 9º

Rússia Rússia

Gostou? Então vamos viajar! Fale com nossa equipe e entraremos em contato com você