Sensação do verão para pessoas de todas as idades, Punta del Este faz as vezes de Mônaco na América do Sul. Badalada, luxuosa, cara e bela, a cidade é o grande destaque do Uruguai quando o assunto é turismo. Esqueça dias frios rodeados por edifícios antigos e curta a atmosfera de um balneário alegre, onde a maior dificuldade será escolher entre uma praia de água doce e uma de água salgada.
É no verão que a cidade, pertencente ao departamento de Maldonado, vive seus dias de glória. O movimento começa tarde, não antes das 10h da manhã. Basta chegar à Rambla para se deparar com um grande desfile de tênis coloridos e pessoas aproveitando o sol gostoso que as convida para uma caminhada. Carrinhos de bebê, cachorros, bicicletas, patins, idosos e jovens cheios de pique completam o vaivém de uma cidade que não delimita idade para a diversão
Comer é uma das atividades mais prazerosas de Punta del Este, mas é também uma tarefa um pouco complicada, pois são tantas opções boas que sempre bate uma dúvida do melhor lugar para ir. O lado negativo é que os preços não são camaradas, especialmente nos restaurantes mais badalados, e no fim das contas essa parte da viagem pesa bastante no orçamento.
Quem gosta de comer bem não irá se decepcionar com a cidade. Capaz de oferecer pratos deliciosos não apenas quando o foco são as carnes, como também peixes e frutos do mar, Punta del Este apresenta gastronomia variada, ótima para quem gosta de inovar e explorar novos sabores. Há muitos restaurantes na região e os cardápios costumam ser abrangentes, oferecendo alternativas para diferentes gostos.
Tradicionais do Uruguai, as carnes são bem preparadas em muitos restaurantes, assim como os docinhos que têm como base o doce de leite - iguaria muito apreciada nesse pedacinho do mundo. Comer um peixe é uma boa sugestão para quem procura um prato fresco; a proximidade com o mar e com o rio faz a fartura vinda das águas ocupar boa parte dos menus. Para beber, nada como um bom vinho da região ou um clericot, bebida leve e refrescante, feita com vinho branco e uma mistura de diversas frutas, que cai bem no almoço e no jantar.
Para começar seu tour gastronômico em grande estilo, o Virazón é um ótimo local. Em frente ao Rio da Prata e com belo visual, esse restaurante é um dos mais cobiçados, tanto durante o dia quanto à noite. O Lo de Tere, com garçons superatenciosos e ambiente charmoso, vale a pena pela qualidade da comida, que é uma delícia!
Fazer uma refeição legal sem gastar uma fortuna é uma tarefa possível, sim. Para isso, vá ao Ártico, que nada tem de pomposo, mas oferece peixes frescos por um preço digno. O lugar funciona como um self-service e vive cheio de gente, sendo uma excelente escolha. Se quiser um lanchinho no meio da tarde, pare na Freddo e tome um sorvete, ou vá ao Manolo Churros, com churros quentes e sequíssimos!
Quem estiver em La Barra, você pode almoçar no descolado Flo ou fazer um lanche no Medialunas Calentitas, onde sobram elogios aos seus minicroissants.
Dicas: Encare os preços altos de Punta como parte da viagem, ou será difícil se divertir. Escolha um restaurante e observe o cardápio antes de entrar; a maioria deixa um exemplar disponível na porta de entrada. Vários restaurantes permitem que a conta seja paga com cartão de crédito, peso argentino, peso uruguaio, dólar ou real - confira a cotação e pague com a moeda que compensar mais.
Punta del Este é uma cidade para aproveitar tanto os prazeres singelos como os mais extravagantes. É um lugar para caminhar ao ar livre, aproveitar o visual do mar, ver o sol se pondo ou simplesmente curtir o ventinho fresco que sopra pela manhã.
O dia funciona num ritmo um pouco diferente: quase ninguém acorda cedo e apenas às 10h ou 11h as ruas começam a ter movimento de pessoas; em compensação, as lojas ficam abertas até as 2h e os bares funcionam noite adentro.
Para uma boa parcela dos veranistas, o programa matutino é caminhar na Rambla do Porto ou pedalar por Punta. É também hora de procurar um lugar na areia ou garantir a leitura de um livro enquanto se acompanha o movimento da água no Rio da Prata. Vale a pena dar uma volta na península e conhecer o encontro do mar com o rio, ponto em que estão as estátuas de sereias.
O almoço mantém esse ritmo tardio, então é comum ver restaurantes cheios às 16h ou praias lotadas ainda nesse horário. Os dias são longos, já que o sol se põe lá pelas 20h e sempre há luz para encorajar a sair do hotel. Aliás, o pôr do sol é um espetáculo à parte, especialmente quando apreciado da CasaPueblo - não perca!
À noite, o traje é um pouco mais formal. Meninas e rapazes andam arrumados, com destino à balada do dia, e quem prefere uma noite mais tranquila dá vez a algum dos ótimos restaurantes da cidade. Entre 22h e 23h, os restaurantes estão cheios de gente!
O barato de Punta del Este é atender todos os públicos: famílias com crianças, pessoas que procuram descanso, quem gosta de balada ou quem quer um pouco de tudo isso!
É no verão que Punta del Este está a pleno vapor e cheia de vida - por isso essa é a melhor época para visitar a cidade. Dizem que para quem quer conhecer um destino não há tempo ruim, porém, no caso de Punta, é preciso considerar com carinho as mudanças de estação.
Nesse período, todos os restaurantes estão abertos, faz calor, os hotéis têm lotação máxima e todo mundo busca um pedacinho de areia nas praias; no inverno a dinâmica é completamente diferente - muitos restaurantes e hotéis ficam fechados, as ruas estão vazias e ficar na praia passa a ser uma aventura. Punta del Este é conhecida como cidade para veraneio; portanto, visitando-a no inverno você encontrará apenas os moradores da cidade, pouco turismo e dias bem frios.
Se no verão as temperaturas médias ficam na casa dos 20°C, no inverno passam para 11°C, deixando as águas geladas e desanimando o turismo. As chuvas são bem distribuídas o ano inteiro, não havendo uma estação seca ou chuvosa bem definida.
Janeiro é o mês mais intenso e movimentado em Punta del Este; as praias ficam cheias, assim como calçadões e restaurantes. Quem quiser curtir o verão sem tanta gente pode apostar em meses alternativos como dezembro, fevereiro e março.
Vale lembrar que, mesmo sendo quente no verão, é importante levar um casaco na mala. É comum ventar na cidade e por isso há momentos mais frescos ao longo do dia, especialmente no início do dia e no final da noite.
Gostou? Então vamos viajar! Fale com nossa equipe e entraremos em contato com você