Menu
Agência

Morro de São Paulo situa-se na Ilha de Tinharé, município de Cairu, estado da Bahia, região conhecida como Costa do Dendê, e possui suas raízes históricas no Brasil Colônia. Atualmente suas praias são frequentadas por turistas de todo o Brasil e de outros países, os quais são Primeira, Segunda, Terceira, Quarta, Quinta (ou do Encanto), Gamboa, do Pontal e Garapuá

Essencialmente a formação dos povoados do arquipélago está ligada ao mar e ao manguezal. Assim sendo, os pratos mais consumidos em Morro de São Paulo são peixes, crustáceos e moluscos.
A região onde está o arquipélago, denomina-se Costa do Dendê, em função da grande quantidades dessas palmeiras, de cujo fruto se extrai o azeite.
A junção de frutos do mar e dendê não poderia ser mais feliz: moqueca!
Esse prato típico pode ser feito com quase tudo: peixe, polvo, camarão, lagosta.
Já a moqueca sem o azeite de dendê chama-se "ensopado". Também é muito saborosa, e mais leve que a moqueca.
Outro grupo de pratos típicos são os caldos, que podem ser de moluscos como o sururú e o polvo, ou crustáceos como o camarão.
Ostras costumam ser apreciados in natura, enquanto lambretas cozidas num caldo com muitos temperos.
Peixes são excelentes grelhados ou fritos, destacando-se o vermelho e a cavala.
Já os crustáceos, podem ser cozidos, como o caranguejo, o guaiamum e o aratú, ou grelhados, como a lagosta. Já o sirí, cozido e desfiado, servido em casquinhas.
Para beber, há sucos de uma infinidade de frutas locais, como a mangaba, o cupuaçú, a acerola, o cajá, o cajú, ou então as caipinhas e caipi-frutas, feitas com frutas frescas e a brasileiríssima cachaça.
De sobremesa, há doces a base de côco ou frutas.
Enfim, experimente o que puder! Morro de São Paulo é uma delícia!

Pôr do sol no Forte:
O Forte de Morro de São Paulo foi construído para evitar as invasões dos holandeses no século XVII. Devido Morro de São Paulo ter uma localização estratégica para a defesa da Baía de Todos os Santos. O nome oficial é Fortaleza de Tapirandu e está situada ao lado do cais e abaixo do Farol. Hoje as ruínas guardam muitas lendas e é um lugar perfeito para apreciar o melhor pôr-do-sol da ilha. Quem tiver sorte vai poder ver os golfinhos que fazem um verdadeiro espetáculo da natureza com suas acrobacias aquáticas. Para renovar as energias, antes de partir para as agitadas Festas do Morro, vale conferir o final do dia no Forte. Outro local com um espaço especial e que propícia um belíssimo pôr do sol é o Chill-Out Bar Toca do Morcego. Um lounge bar que oferece um ambiente descontraído e ótimo para curtir o fim da tarde. Dentre as atrações estão bebidas, petiscos e uma excelente música ao vivo.

Tiroleza:
Ao lado do Farol de Morro de São Paulo existe um mirante e a maior tirolesa dentro d’água do Brasil. Você cai direto nas águas da Primeira Praia. Conhecer o mirante vale tanto para os que desejam pular, quanto para aqueles que preferem apenas olhar um dos mais belos visuais da ilha. O lugar tem uma vista maravilhosa que abrange a Primeira, Segunda, Terceira Praia e a Ilha da Saudade – um dos cartões postais de Morro de São Paulo. Para quem curte adrenalina e tiver coragem, a dica está dada: Tiroleza de Morro de São Paulo. Você não vai esquecer esta emoção!

Mergulho:
As águas calmas e transparentes das praias de Morro de São Paulo propiciam o lugar perfeito para a prática do mergulho, seja este autônomo (com equipamentos) ou livre (apenas com máscara e snorkel). A dica para o mergulho livre são as piscinas naturais da Quarta Praia quando a maré estiver baixa ou nos arredores dos arrecifes. Para quem gosta de mais aventura e quiser se aprofundar mais, na Primeira Praia você terá a possibilidade de mergulhar com cilindro. Outros pontos de Mergulho em Morro de São Paulo são os Paredões da Gamboa, os recife do Forte e os recifes de Itatimirim (situados a 20 minutos de navegação da Primeira Praia). Você vai se maravilhar com a beleza da vida marinha nestes pontos. Dentre as espécies marinhas estão cardumes de sardinhas, lagostas, polvos, peixe morcego e camarão palhaço.

Piscinas Naturais:
As praias de águas cristalinas , areia branca e cercadas por um imenso coqueiral estão cercadas por grandes barreiras de recifes. Quando a maré está baixa se formam piscinas naturais pelos arredores dos arrecifes. Estas piscinas são os locais ideais para banhistas de qualquer idade. Além de poder ver os peixes que ali ficam também é um lugar maravilhoso para banhar crianças pequenas e bebês. Uma ótima dica para relaxar nas belas paisagens das praias de Morro de São Paulo. Uma destas praias que possui belas piscinas naturais é a Quarta Praia.

Entre outros..

A melhor época para visitar Morro de São Paulo para quem quer agito é o verão, alta temporada. O mar também fica mais azul, com águas mornas e festas frequentes. Com a chegada de novembro, a ilha já começa a receber turistas do mundo todo, mas o ápice ocorre no réveillon e na ressaca de carnaval.

O sol aparece praticamente durante o ano todo, embora ocorram dias menos ensolarados durante os meses de maio, junho e julho, por causa das chuvas. O clima é quente e úmido e a média anual de temperaturas está na casa dos 24°C. As temperaturas máximas raramente ultrapassam os 30°C, e as mínimas, os 21°C.

Se você quer um pouco mais de sossego, fugir da azaração e do burburinho de pessoas, vá na baixa temporada, que é o período de preços mais baixos.
Na virada de ano chegam muitos turistas a Morro, e embalados pelo som da música baiana recebem o ano que chega. Os espaços ficam concorridíssimos e há até quem não consiga encontrar um quarto disponível e durma na praia mesmo. As comemorações são maiores na segunda praia, mas as festas acontecem em todo canto, seja nos bares, nos restaurantes ou nos hotéis. Para essa época, a maioria das hospedagens são vendidas em pacotes – vale a pena pesquisar antes.

Os dias entre terça e domingo após o carnaval são conhecidos como a Ressaca de Carnaval, e também ferve de gente em Morro. Os foliões aproveitam o carnaval em Salvador e partem para Morro logo em seguida, na intenção de curtir o resto da semana.

Nos dois últimos anos tem ocorrido em Morro o Festival de Primavera, nos dias que cercam o feriado de 7 de setembro. Durante as noites do festival ocorrem shows com artistas de expressão nacional e o público na ilha é numeroso.

Morro de São Paulo Bahia

Gostou? Então vamos viajar! Fale com nossa equipe e entraremos em contato com você