Vibrante, moderna, elegante, movimentada, riquíssima em cultura e opções de entretenimento. Características como essas, entre tantas outras, deixam claro por que Londres é um dos destinos mais procurados do mundo. A capital da Inglaterra e do Reino Unido é, também, a sede da monarquia britânica, cidade que abriga o Big Ben e tantos outros cartões-postais famosos, como a ponte da Torre de Londres, que fica às margens do rio Tâmisa; o palácio de Buckingham; a Abadia de Westminster, além de vários museus interessantíssimos.
Prepare-se para dias muito intensos; é preciso ter bastante pique se a intenção é conhecer bem a capital inglesa. Por esse motivo, recomenda-se uma estadia de, no mínimo, quatro dias. Boa parte das principais atrações de Londres se concentram nas zonas 1 e 2 (levando em consideração o mapa do transporte público) e é possível, além de bastante agradável, ir a pé de um ponto turístico a outro. Mas o mais provável é que o visitante faça bastante uso do eficiente transporte público local (o metrô, por exemplo, é considerado um dos melhores do mundo).
A língua oficial é o inglês e o turista que domina esse "idioma universal" não terá dificuldades, mesmo que o elegante sotaque britânico seja um pouco difícil de entender, no início. Porém, como toda cidade cosmopolita que se preze, Londres reúne pessoas do mundo todo; incluindo uma quantidade enorme de brasileiros, habitantes ou apenas turistas. A moeda local é a libra esterlina (Pound sterling), considerada uma das mais fortes economicamente (superando o dólar e o euro). E mesmo que à primeira vista tudo pareça demasiadamente caro, saiba que é possível pechinchar e encontrar boas ofertas.
Londres caracteriza-se muito mais por acolher na sua tradição gastronómica pratos típicos de outros lugares do mundo que por promover os seus próprios pratos. É principalmente por esta razão que a cidade de Londres coloca à nossa disposição óptimas opções para saborear sabores de todo o mundo sem a necessidade de no movermos a cada cidade para os experimentar. Londres é o lugar ideal para conhecer novas tradições culinárias. Contudo, sobrevivem ainda na cidade alguns pratos típiocos ingleses.
Um dos pratos londrinos por excelência é “Fish and chips”, ou seja, pescada panada acompanhada com batatas fritas, um prato muito popular não só entre turistas, mas também entre os próprios ingleses. Outro dos pratos típicos que poderá encontrar em Londres é o Rosbife, que consiste em carne de vaca assada no forno mas tipicamente mal passada mas que podemos pedir ao nosso gosto, mal ou bem passado, consoante as nossas preferências. Por norma, ao Rosbife vem acompanhado de verduras e de salsa ou com mustarda deliciosa.
Aos pratos anteriores pode-se ainda acrescentar os famosas empadas de carne. As mais procuradas são a “Chicken and mushroom pie “, “Shepherds Pie” ou a “Steak and kidney pie”. Qualquer uma das mencionadas o farão ficar com água na boca com o seu sabor inconfundível. Também merece a pena ser destacada a grande variedade de salsichas disponíveis. Dependendo do lugar onde se encontrar verá que encontrará um tipo de salsicha distinto. Geralmente as salsichas são acompanhadas de puré de batata, sendo este um prato típico de Inverno (também conhecido como “sausages and mash potato”).
Finalmente, não podemos deixar de lado os doces londrinos que tão bem encerram cada almoço, se ainda sobrar espaço no estomago de cada um, claro. Os mais habituais são a “apple pie” ou qualquer tipo de “crumble” como por exemplo de franboesas - um pedaço de bolo de frutas deliciosas coberto com uma camada crocante de uma espécie de migalhas. Realmente delicioso! Chegadas as cinco horas é a hora de tomar o fumegante e delicioso chá Inglês, um hábito mais do que um ritual. Esta tradição tem realmente base na cidade. E qual o melhor chá Inglês que podemos tomar? O chá preto fermentado de lugares como a Índia.
É crucial que na sua viagem a Londres consiga provar estes deliciosos pratos londrinos e aproveitar a sua estadia na cidade para fazer algum turismo gastronómico e para desfrutar da cozinha gourmet que os seus vários restaurantes e pubs oferecem. Nesta cidade, encontramos uma tradição culinária das mais variadas e inusitadas, onde as tradições culinárias de todo o mundo vivem em perfeita harmonia.
Conhecer a Inglaterra não se resume a visitar Londres. Apesar da capital inglesa reunir grande parte das atrações mais conhecidas do Reino Unido – incluindo a residência da rainha – a ilha oferece muito mais. Mesmo em passeios de poucas horas de estrada é possível expandir suas impressões e conhecimentos sobre a paisagem e a cultura do país. Confira algumas opções próximas a Londres que, certamente, enriquecerão ainda mais sua viagem:
1 - Liverpool, a terra dos Beatles
2 - Brighton, a praia colorida
3 - Cambridge, cidade universitária
4 - Blackpool, a cidade da diversão
5 - Seven Sisters, penhascos de “giz”
7 - Bath, a Inglaterra romana
• Alta Temporada
Quando: Junho – Agosto
Tempo: A melhor época do ano com relação à temperatura na Inglaterra, que permanece na média dos 20º – 25º C mas a chuva pode atrapalhar seus planos.
Preços: Acomodação e alimentação têm os preços mais salgados nessa época do ano, com pico nas férias escolares de verão na Inglaterra, que vão do final de julho à agosto.
Atrações: Aguarde congestionamentos e muita fila, especialmente no litoral sul e nas principais atrações turísticas de Londres. Em compensação, os dias mais longos significam que o comércio e locais de visitação ficam abertos até mais tarde.
• Média Temporada
Quando: Páscoa – 31 de Maio e Meados de Setembro – 31 de Outubro
Tempo: Temperaturas geralmente agradáveis, com dias ensolarados e pancadas de chuva repentinas entre abril-maio. Entre setembro e outubro, aguarde o que os Ingleses chamam de Indian Summer, com dias quentes, úmidos e abafados.
Preços: A indústria do turismo reduz os preços para atrair clientes nessa época do ano.
Atrações: Com as crianças Inglesas na escola, atrações turísticas, especialmente em dias de semana, costumam estar vazias.
• Baixa Temporada
Quando: Dezembro – Fevereiro
Tempo: Frio e chuvoso, com grande possibilidade de neve, especialmente no norte.
Preços: Os mais baixos do ano.
Atrações: Com os dias mais curtos, o comércio abre com horas reduzidas e algumas atrações fecham completamente.
Gostou? Então vamos viajar! Fale com nossa equipe e entraremos em contato com você